terça-feira, 15 de março de 2011

DIETA COLETIVA: "Seja o teu alimento ...

... o teu remédio! ( Hipócrates )


( Dente de Leão )
Oi gente querida!
Só hoje estou tendo um tempinho para passar aqui e dar notícias da minha reeducação alimentar.
Continuo me exercitando 6 dias por semana e comendo de tudo, e, na medida do possível, em menor quantidade. Vou me pesar novamente no dia 3 de Abril, quando completo 3 meses de reeducação alimentar. Foram embora 4 quilos em dois meses.
Nos dias antecedentes à menstruação estou incluindo abacaxi (diurético) e mamão ( laxante) em minha dieta; passei a fazer uso também do "Dente de Leão", uso as folhas na salada e também no chá por infusão( coloco as folhas frescas em água fervida e aguardo esfriar).
Maravilhoso resultado na digestão e diurese.
Encontrei um artigo em um site especializado, sobre os benefícios do chá de dente de leão no cérebro. Vejam que fantástico:

Taraxacum Oficcinale ( Dente de Leão ):
Para as pessoas que possuem uma visão superficial da realidade, pois não conseguem avaliá-la detalhadamente. Para aquelas que tem dificuldade de expressão e de desenvolver um raciocínio mais elaborado, pois sua compreensão da vida é grosseira. Para aquelas que possuem pensamentos cristalizados e que, muitas vezes, tornam-se fanáticas. Útil nos casos de enrijecimento corporal e nos problemas com os órgãos de percepção. Favorece a limpeza e purificação do sangue. A essência Taraxacum ajuda na postura de vivenciar de modo profundo a própria vida e avaliá-la com sabedoria.
Nome popular: Dente-de-leão.Coloração: amarela.
Fonte: http://www.rsmo.hpg.ig.com.br/

Outro site:
É chamado de Dadelion no sistema Floral da Califórnia e, também auxilia na recuperação de energia. Recomendado para as pessoas que por prazer assumem muitas atividades, mas se excedem e ficam sobrecarregadas, sofrendo com a tensão. Auxilia a encontrar o limite para as atividades, permitir momentos de descontração. Segundo Patricia Kaminski e Richard Katz (Repertório das Essências Florais, Ed.Triom) ”ensina o indivíduo a ouvir mais atentamente as mensagens emocionais e as necessidades corporais”.

E mais informações super interessantes de um site Português, Leite da Terra:
( Não estranhem; o Português está meio diferente porque é o de Portugal )

Super Erva - Dente-de leão :

Dente-de-leão – erva super nutritiva a um custo mínimo ou nulo - basta olhar para os campos e jardins à sua volta na Primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância. Esta planta faz as delicias das crianças no Verão que sopram as suas sementes brincando ao jogo “O teu pai é careca?” e ajudando assim a disseminar o dente-de-leão, erva considerada por muitos como uma praga que invade jardins, relvados, matos, beiras de ruas e mesmo perto de praias e rios. Mas o que muitos parecem não saber é que esta “erva daninha” é uma verdadeira super erva, altamente nutritiva e com importantes qualidades medicinais.

Tem sido utilizada desde há séculos, sendo a planta selvagem mais vulgarmente reconhecida. Todos nós temos memória de a ver por todo o lado nos jardins quer vivíamos num ambiente urbano ou rural. É abundantemente utilizada e muito apreciada na cozinha de todo o mundo, particularmente na Europa central e mediterrânica, onde facilmente se vêm pessoas nos jardins e matos a colherem esta planta para consumirem em saladas, sumos e chás e também é frequente vê-las a vender em mercados de rua.

Qualidades nutricionais do dente-de-leão: O aporte calórico do dente-de-leão é mínimo – 1 chávena tem apenas 25 calorias – enquanto que o seu valor nutricional é extremamente alto. De facto, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflecte no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que a cenoura).

Para além disso, o dente-de-leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganésio e ferro. Uma chávena de taráxaco (nome mais científico da planta) fornece a mesma quantidade de cálcio que ½ de um copo de leite!

Benefícios para a sua saúde: Os benefícios principais desta planta são exercidos ao nível do fígado; o dente-de-leão tem a capacidade de estimular e ajudar o fígado a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno. A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas feitas um pouco por todo o mundo mas principalmente na Alemanha, onde a planta é vulgarmente utilizada nas preparações culinárias. O dente-de-leão é também um poderoso diurético. O”Journal of Planta Medica” publicou resultados de uma pesquisa feita em 1974, confirmando que as folhas do dente-de-leão possuem uma acção diurética poderosa no corpo humano, acção esta, estudada e confirmada em muitas outras pesquisas mais recentes. Tradicionalmente, os diuréticos provocam uma perda importante de potássio, o que não acontece com o dente-de-leão, uma vez que esta planta tem um altíssimo teor deste mineral na sua composição.Para mais informações sobre os valores nutricionais e os benefícios do dente-de-leão, consulte o seu naturopata ou leia alguns dos muitos artigos disponíveis em revistas da especialidade, livros de plantas naturais e na Internet. Como preparar:Todas as partes das plantas podem ser utilizadas: folhas, flores e raízes. As folhas são colhidas na Primavera até ao final de Maio; as flores podem ser consumidas quando desabrocham e as raízes podem ser retiradas do solo no Outono e secadas ao sol ou no forno para guardar para o Inverno. Colha as folhas mal elas começam a despontar; enquanto jovens elas mantêm um sabor mais suave, que se torna mais amargo à medida que crescem e se desenvolvem. Tenha cuidado para não apanhar os dentes-de-leão em locais onde pesticidas possam ter sido utilizados; nós queremos os nutrientes da planta, não os químicos!

As folhas podem ser usadas cruas em saladas, cortadas em pedaços pequenos (o óleo usado dilui o sabor amargo das plantas mais crescidas), em sumos (comece com uma quantidade pequena) ou cozidas como se fossem espinafres. Melhor se comidas cruas, porque mantém assim todos os nutrientes intactos. Adicione dente-de-leão diariamente aos seus preparados culinários na Primavera e repare nas mudanças positivas nos seus níveis de energia, vitalidade e bem-estar.

Uma última nota sobre plantas selvagens: em geral, os alimentos selvagens têm mais nutrientes do que os vulgarmente encontrados nas lojas ou cultivados na nossa horta, mesmo os de qualidade biológica. São intocados pelo homem e não necessitam de qualquer ajuda exterior para crescerem, quer seja de fertilizantes químicos ou naturais. Sem fertilizantes externos, a plantinha vai alimentar-se do que a terra lhe fornece, acumulando assim dentro de si, uma reserva de nutrientes altíssima que depois são passadas à pessoa que a come. Era assim que acontecia antes do advento da agricultura e continua a ser assim em muitas áreas do mundo, onde comunidades tradicionais se alimentam de plantas selvagens diariamente, trazendo enormes benefícios à sua saúde. Se juntarmos a isto, o prazer de colher as plantas, o contacto directo com a natureza, com o alimento que irá para o nosso prato, mais o exercício físico, ar puro, tudo isto faz da colheita de alimentos selvagens uma actividade prazerosa que está ao alcance de todos nós. Bem mais interessante do que passar o domingo no supermercado. E é grátis! No entanto, se viver num local onde não consegue encontrar dente-de-leão selvagem, poderá cultivá-lo no seu jardim; dá-se muito bem em relvados, quando estes são deixados sem cortar pelo menos 15 dias, dando tempo para as plantas se se desenvolverem o suficiente e serem colhidas com um tamanho razoável.

Salada Deliciosa de Dente-de leãoIngredientes:
1 punhado de dente-de-leão cortado aos pedaços
1 punhado de outra salada verde à escolha
1 punhado de tomates cereja
Colocar todos os ingredientes numa saladeira e temperar com um molho feito de uma mistura de azeite, molho de soja e limão. Pode acrescentar outros ingredientes à escolha. Esta receita serve de base para muitas criações deliciosas com o dente-de-leão.
Chás que auxiliam no emagrecimento:


Quentes, mornos ou gelados, os chás são ótimos para ajudar no processo de emagrecimento além de trazerem muitos outros benefícios. Abaixo os melhores chás para emagrecer:

1. Hibisco: O chá reduz a gordura e a retenção de líquidos.
2. Cavalinha: Desintoxica, ativa a circulação sanguínea e acelera o metabolismo.
3. Dente-de-leão: Diurético.
4. Chá verde: Muito usado na ajuda do emagrecimento além de combater à má digestão.
5. Canela com gengibre: Acelera o metabolismo.
6. Chá de oliveira: Age nas gorduras da região abdominal.
7. Centelha asiática: anticelulite.
8. Erva-doce: Controla a ansiedade.
9. Chá das 30 ervas: Ajuda a eliminar líquidos.
10. Carqueja: Diminui o colesterol elimina as toxinas.
Atenção:
Beba chá fresco.
Não prepare o chá em vasilhas de alumínio.
Gestantes não devem consumir, salvo com orientação médica.
FONTE: AQUI.

Amigas queridas, por hoje é só. Que continuemos firmes, buscando forças em Deus para alcançarmos o sonho de nos tornarmos mais magras e saudáveis.
Beijos. Até breve, se Deus quiser.

15 comentários:

Patrícia Gomes disse...

frô, tô bege!! Essa do dente de leão é novíssima pra mim! ;oD
Mega dica!

Xerinhos
Paty

Eneida Freire disse...

Que sucesso!
E boas dicas!
Beijo!
http://tengavolantes.blogspot.com

Biula disse...

Oi, Maria Lúcia, boa noite!

Obrigada pelo carinho!

Não sabia nada sobre dente de leão, estava por fora.

Beijo,

Silvia Mingardi disse...

Olá Maria Lúcia... estou achando que por aqui essa planta se chama serralha... eu quando criança com meu querido pai iamos ao cafezal buscar serralha... mas hoje não se existe mais... pois passam veneno pra matar as pragas e com isso adeus serralha... gostei muito das dicas dos outros chás...
Tenha uma ótima semana...
Beijos!!!

Margu Bakery disse...

Oie.
Menina tanto tempo sem vir aqui, mas finalmente consegui chegar.
Olha eu já tomei muitos desses chás, muitos mesmo.
Mas eu não gosto de chá e depois de um tempo eu não aguentava mais nem sentir o cheiro.
Mas olha são ótimos sim e cumprem o que promete.
Bjks e boa semana.

Doce Ateliê disse...

Bom dia amiga amada,
que massa essas dicas de chás, amamos.Também queremos fazer reeducação e exercícios mas a tal da preguiça grudou nas nossas costas e num larga..rs.
parabéns pelo sucesso.
beijo com carinho de suas amigas do Acre

Izabel Biali disse...

Oi querida Maria Lúcia,
Atenciosa como sempre, procurando repartir com nós tudo aquilo que é importante para todas nós.
Lindo e útil texto, mas esta do dente de leão, ainda não conheço.
Acho que aqui no sul não existe esta planta.
Eu tomo diariamente o chá verde, ótimo.
Ne perguntaste do aniversário de minha filha.
E a Vanessa, a única filha que Deus me deu, uma filha maravilhosa, Agradeço a Deus todos os dias pelo presente que ele me deu.
Uma linda quarta feira.
Beijo
Izabel

Ana Carla disse...

Oi Malu!
Eu que tenho que te agradecer pelo carinho de sempre!
Beijinhos, Ana Carla

Andreia Lica disse...

Eu jurava que dente de leão era só pra brincar de assoprar, vivendo e aprendendo, eu amo chá de qualquer jeito e sabor, sempre sem açucar.

Bjão

Andrea Guim disse...

Oi, Maria Lucia!!!
Vim te convidar para participar de um sorteio no BlogArte, de 4 infusores de chá fofíssimos, da Villa Pano. O link para o post do sorteio tá na barra lateral direita!!!! Passa lá!!!

Beijins,
Andrea Guim

Adelaide disse...

Amiga, não concordei com o final..."por hoje é só".
Foi um banho de informações, confesso que eu comia só por achar gostoso o sabor dele na salada... agora o prazer será muito maior...vou comer sabendo que é algo que tem um monte de benefícos a agregar.
Muita luz e paz
Abraços

Cissa Branco disse...

Maria Lúcia,

Parabéns!!! Super perda de peso.
Essa semana andei fazendo umas caminhadas no trabalho, rs, mas de tênis e vi que a perda foi significativa. Adoro um chá, principalmente de gengibre e canela, o dente de leão nunca experimentei, vou procurar.
Fico super feliz com nosso desempenho! Continue firme e forte!
Grandes beijos, ótima sexta e um belo final de semana!

Coisas de Manuh disse...

Olá minha querida, tenho um selinho para você em meu blog.
bjos

Lívia disse...

amei a dica.
bjos

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Lívia!
Obrigada pelo carinho de sua visita; estou com saudades.
Beijos.