domingo, 7 de fevereiro de 2010

Pão de Máquina:Uma jornada de 70 Receitas

Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome..." João 6:35a

Receita 1: Pão Branco Tradicional.Oi gente querida!
Na segunda-feira passada fomos ao Shopping assistir ao filme "Sempre ao seu lado". Trata-se da história de amizade entre um cão da raça Akita e seu dono; muito bonita a história, vale a pena assistir, principalmente quem gosta dos bichinhos... E por falar em Akita, veja só como o nosso cresceu. Aqui está ele quando chegou pra nós, com 2 meses de idade...fofinho demais, né?
E abaixo no tamanho atual... é muito amoroso conosco; andei meio desanimada com os "cocôs" na grama, mas agora o filho está mais cuidadoso, e não há mais aquele cheiro desagradável de curral de cachorro...rsrsrs.
Antes do filme comemos esta delícia aqui ó...beeeeeeeemmmm ligth...Quando me lembrei de fotografar, já tínhamos iniciado a degustação. Marido fotografou com o celular...já virou marido de blogueira...Rsrsrs.
Antes do prato ficar pronto, fui à Livraria Leitura, parada obrigatória quando vou ao Shopping... aliás eu sou apaixonada por livrarias; passo horas vendo livros em um doce deleite...Rsrsrs.
Encontrei dois livros que me interessaram muito. Hoje só vou mostrar este aqui...
Um livro que ensina todos os segredos de um gostoso pão feito na máquina!!!
Meu interesse começou por causa do blog... Tenho uma máquina de fazer pão, comprada nos EUA há 10 anos e, pasmem, nunca tinha usado até que a Edna do blog "Uma Casa Pra Chamar de Minha" fez, no final de 2009, uns posts lindos sobre a máquina de pão que ela havia comprado, e acabou me contagiando com seu entusiasmo; então coloquei na minha lista de projetos começar a usar a minha máquina, pois é super prática.

O livro é fantástico; dá muitas dicas interessantes que vou lhes contar pouco a pouco no final dos posts sobre pão de máquina. A autora, Sara Lewis, é a "bam-bam-bam" em culinária nos EUA, um sucesso!

Então minha gente, meu projeto inicial é fazer pelo menos uma receita por semana, às sextas- feiras.
Este primeiro pão eu gastei 20 minutos do meu horário de almoço para separar os ingredientes, fotografar e colocar na máquina. Programei para ficar pronto em 5 horas(às 18:30 h)

Foi maravilhoso! A máquina faz tudo! Ao aproximar-se o Pôr-do-Sol, o cheiro do pão quentinho invadiu toda a casa... Saboreamos com um patê de atum.
Vamos à receita; é muito simples, feito com farinha de trigo, água, sal, açúcar refinado,manteiga ou margarina, fermento seco instantâneo ( o mais indicado para pão de máquina)...mais nada!
Aí estão os ingredientes...
Duas colheres de sopa de margarina em temperatura ambiente(eu não como manteiga; evito todo o tipo de gordura animal).
1 colher de chá de sal...
1 colher de chá e 1/4 de fermento seco instantâneo; encontrado nos supermercados em pacotinhos de dez gramas...
2 colheres de chá de açúcar refinado...( Bata o açúcar comum no liquidificador que vira açúcar refinado, tá?)
475 gramas de Farinha de Trigo...
275 ml de água morninha...
Retire a fôrma da máquina e coloque primeiro o sal, a margarina e a água.
Depois a farinha...
Faça uma leve depressão no centro e acrescente o açúcar e o fermento...Selecione o ciclo normal para pão branco de 750 gramas, com ajuste para o tipo de casca que preferir.
No final do programa, aqui está o pão delicioso, todinho feito pela máquina...Rsrsrs. Agora é só retirar a fôrma com luva térmica, desprender o pão com uma espátula plástica e...
...colocá-lo em um aramado de metal para não ficar úmido embaixo e aguardar esfriar um pouco ou então comer bem quentinho!
Para uma casca mais saborosa, você pode adicionar 2 colheres (sopa) de leite em pó ao açúcar... eu me esqueci de fazer isso, mas a casca ficou crocante, deliciosa! Só achei pouco o sal; tive que fazer um patê mais salgadinho; vou experimentar 1 colher de sobremesa de sal na próxima vez.
Aqui marido cortando a primeira fatia...rsrsrs.
O que vocês acharam?
Dicas:
1-O fermento é ativado pela água; portanto não deve entrar em contato com ela até que a máquina entre em movimento. Deve ser colocado por último com o cuidado de não misturá-lo com a água
2-o fermento também não deve entrar em contato com o sal, até que a máquina entre em movimento. O sal, se for usado em excesso, impede a ação do fermento.
3-Água sempre morna. Se estiver muito quente, inutiliza o fermento; se estiver muito fria, impede sua ação.
4-o açúcar é essencial para estimular o fermento, mas em excesso impede a ação. Deve ser colocado junto com o fermento.

Meninas, espero ter inspirado vocês, assim como a Edna me inspirou.
Beijoooooooooooooooos. Uma semana maravilhosa para todos que passarem por aqui!

34 comentários:

dollystar disse...

ISSO É INCRÍVEL!!!!!
Já ouvi muito falar dessa máquina mas nunca imaginei sua praticidade..mamma mia, che bello pane!
Fiquei só salivando, visualizando uma fatia dessas, com um belo pedaço de queijo, ou um salame (como vê estou na fase, afaste-se do medo das calorias!)ou mortadela Ceratti...a desprezada mortadela do passado, agora virou mais importante que peito de perú..é chic...
Menina, e que são aquelas graciosas latinhas vintage sobre a mesa? nacionais? sim porque a amadinha é viajada que só, sôh...
Amiga, quer dizer que semana que vem teremos outra receita? vou acabar comprando uma máquina dessas, já que não vivo sem pão..
FAlemos de seu Akita e seus cocôs!
Não tenho cachorro mas hoje, 8 gatos..15 dias passados, eram 18..e vivo o drama dos cocôs pelos jardins..Descobri que existe um produto que vc espeta nos jardins, onde não deseja que êle faça cocô...vou mandar vir de Sampa, acho que vale a pena..se não conheces, vou depois te passar o nome, combinado?ou então, compre umas cuequinhas ou fraldas descartáveis para êle..a cadelinha de minha amiga só usva calcinhas com rendinhas, chic né?ahahaha
então é isso!
Uma semana abençoada a ti, ao maridoco e familia
Fiquem na Paz, beijos, muitos beijos

dollystar disse...

Em tempo: dei um zoom na foto para conferir as latinhas, ~sao nacionais, muito lindas!
bjs

Cibele Leite disse...

Maria Lúcia, estava aqui pensando sobre essa máquina, ja tem algum tempo que ando vendo nos blogs amigos e estou morrendo de vontade de comprar, agora tive a certeza, preciso de uma urgente,


beijão no seu coração

Isa Klein disse...

Querida afilhada!!!

Adoro entrar aqui e ver como você está feliz com o Asas!!! Bom demais!!!

E to adorando seu "marido de blogueira"! Que bom ele ter entrado no espírito!!! É um mundo tão confortante, encantador... Não tem mesmo como não se render!!!

Ah! Ainda não pude dobrar os papéis que me deu... to com epicondilite lateral nos dois cotovelos, NADA de dobrinhas já há quase um mês... Aff... Esse fim de semana acabei fazendo uns colares, vê lá depois!!

Montes de bjos no seu ♥

Iêda Klein disse...

Passei para matar as saudades e deixar um caloroso abraço.
Beijos da amiga Iêda

Isis disse...

Oi Maria Lúcia...
Então essa máquina tem o pulo do gato!
Conheço quem tenha a máquina de fazer pão e se decepcionou pois não saiu exatamente como o esperado.
Um pão diferente toda sexta-seira, é?
Hum... tô me lembrando de uma história parecida com essa...rsrs
Bjo...

Calma que estou com pressa! disse...

OI MARIA LÚCIA! A BRUXINHA JÁ ME FALOU DESTA MÁQINA - E ME DÁ UMA VONTADE DE TER MA - PRÁ TER SEMPE UM PÃOZINHO QUENTE- E O TEU ME PARECE UMA DELICIA MAS OLHA AS CLORIAS DAQUELE PRATO DELICIOSO ..
MAS NÃO CONSEGUI TIRAR OS OLHOS DAS LEITERAS MARAVILHOSAS!
BJS
BOA SEMANA

emerson mansano disse...

Oi fofa do Pãozinho...hehehe

Mas que delícia essa máquina né?

Eu tenho uma - na verdade demos pra minha mãe que não usava e retornou para mim, que não uso tb.

Não uso pelo motivo mais ordinário do mundo: temos padaria no nosso mercado, então já viu né? Moro ao lado e é só catar um pão fresquinho de lá....hahaha

Mas adorei mesmo foi seu cachorro, que nunca tinha dado as caras por aqui. Nem sabia que vc tinha bichos, vc não me parece levar muito jeitinho... Mas ele logo vai te dobrar, com com ou sem caquinha na grama... Pode esperar que ele te dobra, fofa.

Tenha uma linda semana...

Beijoooo

ANA LÚCIA disse...

Ok amiga, quando der vamos marcar um encontro sim! Tá valendo... Que belo cão e qunto ao pão tô a fim de comprar uma máquina dessas, sonho de consumo. Acho que vale a pena. Pão feito em casa e quentinho é muito boommmoommm!!!
Abçs,
Ana

RENATA REIS disse...

Claro que fiquei inspirada...senti até o cheirinho do pão , rsrsrsr!!!!Que cozinha equipada, com balancinha e tudo... amei, beijos, boa semana!!!!

✿MIUÍKA✿ disse...

Amiga,o pão na máquina não é novidade pois também tenho uma,mas o teu cão é lindo,como já deves ter percebido eu sou completamente louca por animais,tenho dois gatos e dois cães,ao princípio dão muito trabalho mas a partir de um ano de vida as porcarias acabam e são de uma amorosidade e fiéis, que nos delicía,além da companhia que fazem.
Um beijinho para ti...MIUÍKA

Renata disse...

Menina, bom dia pra vc!

O filme é lindo demais, gostei tanto e chorei demais...

E a MFP, acho que sou a unica criatura no mundo que ainda nao tem...é que adoro socar a massa de pão nos momentos de stress...mania, cada um tem a sua...rsss

Esperando que tenhamos todos uma ótima semana,

Deixo meu abraço,

Vicentina disse...

Ficou lindo seu pão, estou para comprar uma MFP, mas enquanto não compro estou usando uma da sobrinha Silvana e estou adorando os pães ficam maravilhosos qualquer hora vou postar tbm.
Seu cãozinho é muito fofo, que carinha mais linda.
Seu marido é como o meu, tá sempre fotografando coisas pra eu postar,
marido de blogueira assumido é assim mesmo rsrs.
Bjs e Boa Semana

Vanessa Biali disse...

Oi, Maria Lúcia!
Hum... que delícia esse pão feito em casa! Adoro!
Ainda não tenho a máquina, mas sei que é uma delícia em praticidade e gostosura.
Uma linda semana para você!
Beijos,
Vanessa

ale disse...

Olá, querida!!!
Muito bem explicadinho o seu PAP rsrsrs.Parabéns!
Já passei a sua receita para o meu pai. Ele tem uma máquina de fazer pães. E mais, ele se empolga com ela e faz panetone, faz pão integral e vai inventando moda!
Amei suas latinhas!
Obrigada pelas palavras emocionadas que deixou lá no meu cantinho.

Bjocas e uma semana abençoada!
Ale

Edna disse...

Bom dia amiga
Obigada por me dar a honra da menção do meu nome, fiquei feliz muito feliz em saber que vc finalmente fez o pão de máquina( delícia, não?).
Olha por incrível que pareça, ontem à tarde( 15:00), eu fiz um pão de banana, pensando em você( imaginando o que vc estaria fazendo de gostoso p/ o café da tarde). Coincidência não???
Hj vou postar as fotos e receitinha...se quizer apareça p/ copiar, vale à pena!
Bjks amiga e bom inicio de semana.
;-)

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Maria Lúcia

Pode me chamar De Anita, sim diminutivo de Ana!!! vou ficar muito feliz!!!
e os pães, são um aperdição, amo comer pão!!!

bjus amiga e uma ótima semana

Unknown disse...

Oi Maria Lúcia,
esse pão realmente parece que ficou delicioso. Ainda não tenho uma máquina dessas, mas já pude experimentar um pão feito por uma amiga e até mesmo panetone e ficou delicioso.

Hummm... apesar das calorias do prato antes do cineminha, imagino o quanto estava apetitoso.

O cachorro de vocês é muito fofo, ele cresceu bastante, eu amo esses bichinhos. Vou dar olhada na sua dica de filme.

Beijos!!!

ale disse...

Esqueci-me de responder à vossa pergunta! rs
Eu já morei em Portugal, Coimbra. Marido estava fazendo doutorado. Eu estava fazendo especialização em ser "só" esposa, mãe e dona de casa, pois parei de trabalhar fora e não consegui financiamento para fazer o mestrado em Coimbra, apesar de ter sido aprovada pela Universidade (quem quer financiar alguém para fazer curso em Educação!?!?). E Deus estava fazendo uma grande obra de restauração em nossa família!
Claro que, quando nós fomos só sabíamos do doutorado! kkkk
Voltamos para o Brasil grávdos de 6 meses.
Somos de Campinas, mas moramos em Franca (a trabalho do marido).
E nossa história continua....

bjocas,
Ale

Maria Arteira disse...

Maria Lucia,
Que pão é esse amiga..... Vou até aí tomar um cafezinho.
bj e boa semana.

Simplesmente Luísa disse...

nossa...senti o cheiro daqui!!!!!!!!!!!!
Tô esperando vc p uma visitinha! Bjo!

Priscila Ferreira disse...

Maria Lúcia!
Eu me motivei, vou acabar comprando uma máquina tb!! Mas ao mesmo tempo me matricular na academia heheheeh
Adorei a receita, e fiquei imaginando a casa com cheirinho de pão! Que delícia!!
Bjuu
Pri

none disse...

Oi amiga,
Só assim eu conseguiria fazer um pãozinho pro cafe da manhã.....eu amei a decoração para mostrar o pão,as leiteiras,lindas.....mas parei mesmo de enteder,quando vi aquele prato saboroso que marido fotografou,dai enrolou tudo,ja me vi comendo um sanduiche de pão com aquela carninha.....hummmmm....
Beijusss
Deusa
vasinhos coloridos.

Cíntia disse...

Olá Maria Lúcia!Fiquei inspiradíssima sim amiga,mas preciso dessa máquina aí rsrsrrs já vi que é uma boa aquisição né :)
E o que são aquelas latinhas lindas em sua cozinha???Fico chateada de não encontrar essas lindezas por aqui :( um beijo amiga.

Paula Oliveira disse...

Huuuuuum! Mas que delícia de post! Eu adoro um pão caseiro viu? Ainda mais quentinho, nossa, não tem nada melhor! Com uma margarina derretendo e um cafezinho... aiaiai! irresistível!
Eu gostaria de ter uma máquina dessas... uma vizinha aqui do prédio tem e disse que é muito prática mesmo.
Adorei, Maria Lúcia! Fiquei com água na boca!!!

Um grande beijo!
Tenha uma ótima semana!!

Marianna disse...

Olá querida,

Também tenho uma máquina de pão e adoro. Nada como o cherinho de pão fresco pela casa... uma delícia. Aproveite para criar e inventar novas receitas... e depois dividir com a gente, claro! beijinhos

msgteresa disse...

Alo,Maria Lucia!
Que alegria encontrar um blog tao lindo como o seu!E a primeira vez que estou comentando por aqui,e sei que somos privilegiados pela oportunidade de poder ler os seus lindos e inspirados posts!
Eu tambem tenho um cachorro akita e posso lhe dizer que realmente sao cachorros admiraveis!O nosso Samurai ja tem 7 anos de idade e continua o mesmo cao fiel e alegre de sempre!Ele e todo branquinho e tem pose de principe!
Como moramos no Rio de Janeiro,ele passa o maior sufoco com o calorao deste verao...Gostaria de lhe enviar a foto dele e trocar impressoes sobre o comportamento desta raca de caes,pois sou biologa e tenho muito interesse nas particularidades do mundo animal. Imagino que voce seja uma pessoa muito ocupada,mas se puder me de um alo!O meu e-mail e: MSGTERESA@HOTMAIL.COM
E o pao? Nossa! Parece que o cheirinho de pao fresquinho estava chegando aqui no Rio!
Tambem sou uma pessoa crista e os seus posts sobre Jerusalem tem tocado de forma especial o meu coracao...Parabens pelo seu blog e pela pessoa tao especial que voce e!
Um grande abraco do meu coracao para o seu!
Teresa

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Teresa! Que prazer recebê-la em meu blog!
Assim que tiver um tempo, enviarei um e-mail. Falarei mais do nosso Akita no blog, tá?
Fiquei feliz por vc tb seguir a Cristo!
É uma honra pra mim tê-la como leitora!
Beijos. Venha sempre me visitar!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Lúcia disse...

Oi
Eu faço pão dia sim dia não,
só pra comer um pão fresquinho.
Seu blog está lindão cheio de
gostosuras.
Beijos...
Lúcia.

GIL disse...

Maria Lúcia, tudo bem por aí?
Que delícia de pão! Já ouvi tantas opiniões a respeito das máquinas de fazer pão, algumas pessoas adoram, outras fizeram uma vez e não gostaram, mas parece que vc aprovou, né?
Eu tb tenho cachorros (2 por sinal e tb 2 gatos) e adivinhe prá quem sobra os cocôs, a água a ração?Prá mim é claro, porque marido e filho só querem saber da diversão, mas eu não reclamo, pois adoro essas criaturinhas...
Ha, quem sabe qualquer dia desses não mando um sachê prá vc?
Bjs.

Ruby Fernandes disse...

Adoro essas máquinas! Eu também tenho uma e uso a bessa! me deu vontade de fazer um agora, hahahah.
Lindo seu akita! Já ouvi falar desse filme, é muito triste?
Bjo amiga *Ü*

Chris e Dwan/Acre disse...

Ai que delícia.Deu uma vontade enorme de dar um nhac !!!
beijo carinhoso

Gaia disse...

muito legal essas máquinas de fazer pão, além de práticas no manuseio sabemos o que estamos comendo. Mas deu uma vontade de comer esse teu pãozinho...... Amei teu blog, parabéns, continue assim!
beijosssssssssssss