terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A conversa Chegou à Cozinha

"Sinto-me na força do Senhor Deus; e rememoro a tua justiça, a tua somente". Salmo 71:16

Jantar só pra você... ou para toda a família em 5 minutos:" Oeufs en Cocotte".Olá minha gente querida!
Outro dia contei-lhes da minha ida ao Shopping com a família, filme do Akita, picanha com batata frita (rsrsrs...) e compra de dois livros, um sobre o preparo de pão na máquina e o outro, que fiquei de mostrar depois, é este acima.
Este livro foi publicado em 2008; ouvi falar dele pela primeira vez no blog Rainhas do Lar. Muito interessante, trata-se de um livro de crônicas e culinária, também originado de um blog: Panelinha.
Nunca tinha ouvido falar da Rita Lobo, mas dizem que é linda, inteligente, engraçada e... cozinheira. Alguém me disse que foi ou é modelo, não sei. Morou um tempo em Paris.
Tem uma profissão fora do lar, filhos, marido e, como a maioria de nós mulheres, curte estar em casa e cozinhar ( eu gosto de fazer comidas gostosas para a família e amigos, mas principalmente para a família, em nossa intimidade...e você?).
O que me chamou a atenção é que ela, ao chegar do trabalho, cozinha pratos simples e muuuuuuuito saborosos(já experimentei três e vou postá-los pra vocês) ; eu também gosto, depois de um dia de trabalho em que estou com cansaço mental, de ir para a cozinha preparar alguma coisa gostosa pra família; assim eu descanso o meu cérebro e promovo um momento maravilhoso de celebração da vida com a família... você faz isto também?

As receitas são de preparo rápido e simples, mas ao mesmo tempo apresentam um toque de sofisticação e bom gosto.
Por exemplo, esta de hoje "Oeufs en Cocotte" ou "Ovos na Tigelinha"...Você está em casa,querendo comer algo diferente, não quer sair pra comer fora... não tem nada especial na geladeira... então eis aí a genialidade!
Pegue um pouco da salada que sobrou do almoço e coloque em uma tigelinha refratária...
...Carne ou presunto ou salsicha ou quibe, enfim o que tiver desfie ou corte em pedaços pequenos e jogue por cima... neste dia eu tinha frango...

...Jogue dois ovos por cima...
... Duas colheres (sopa) de creme de leite...
... Tempere a gosto com sal, noz moscada e pimenta do reino, de preferência moída na hora... faz uma grande diferença, que só vim a conhecer há pouco tempo, depois que comprei um moedor...
Leve ao microondas por 3 minutos apenas...
... E aqui está o delicioso prato. Pode ser servido com pão ou torradas. Eu estava tão afoita que não li as opções para servir; comi puro, com o marido bicando...rsrsrs... o filho experimentou e imediatamente quis aprender; fomos de volta pra cozinha e ensinei a ele. Fica assim... Gente, é delicioso; a noz moscada dá um toque especial em tudo que leva creme de leite, não é mesmo?
Depois da receita testada e aprovada, fiz, em outro dia, para o lanche da família, servindo com pão de queijo...huuuuuuuuuuuummmmmmmmm... muito bom.
Experimente e me conte!!!
Eu amo aprender pratos práticos, além de saborosos, é claro. Com a vida moderna de tantos afazeres, precisamos ser criativas, para atender em tempo as nossas múltiplas funções, mantendo uma gostosa comunhão familiar em volta da mesa. E comer juntos é muito prazeroso. Já percebeu que Jesus fazia muito isso com as pessoas?
Acredito que existe um mistério especial no ato de comer juntos. E você? O que pensa?

21 comentários:

Adilson Lucas disse...

Quando vi sua postagem fiquei com muita fome, e foi comer uma pizza com a minha familia, que pela ocasião hoje é o aniversário do meu filho. me chamo Adilson lucas, sou natural de Recife, gostei da idéia dessas belas receitas, me lembra a Santa céia quando vi aquele pão. "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos." jo:6:53.Cara irmão, Deus tem um plano em tua vida e dos teus, busca mais o Senhor e verás o que Ele quer de ti. Fica na benção pq abençoada já és. Sim meu blog : www.adilsonlucas.blogspot.com

ale disse...

Maria Lúcia, querida!!!
Eu concordo plenamente com a sua suspeita em existir um mistério especial no ato de comer juntos.
É algo muito diferente. Muito especial.
Gostei da dica do livro, também gosto de fazer comidinhas diferentes, "sofisticadas" e FÁCEIS! Acho que o "trabalho" em inventar ou pesquisar diferentes pratos é uma demonstração de amor pela família.
Irei acompanhar suas receitas! hehe
Tenho pesquisado sobre livros de culinária, mas livros com receitas possíveis (e não aquelas receitas que vão ingredientes incomuns ou 24 ovos!!!).
Também quero comprar alguns para o meu marido. Já avisei que irei presenteá-lo com livros. Ele, por sua vez, gosta de receitas que contenham uma história, que façam parte da tradição de um povo, etc.
Já falei muito, né?!

Bjocas,
Ale

dollystar disse...

Amiga, como vamos?
Depois desses dias todos com os horários desajustados nada como retomar a rotina saudavelmente..essa sua dica foi fantástica e me parece que o sabor inigulável...vc rompeu a membrana da gema antes de levar ao microondas? A unica vez que testei ovos no microondas foi um desastre total, anos atrás..Acho que se for feito no forno convencional também deve dar certo. Temporariamente , por conta dos babies, estou sem micro...meu mais velho é terrivel e adora experiências na cozinha, até quando acendo o forno convencional tenho que trancar tudo e sair com êle com medo de acidentes...
Vou aguardar ansiosa por novas sugestões vapt-vupt!
beijocas, Fica com Deus

Renata disse...

Ola Maria Lucia, espero que tenha passado bem os feriados de carnaval!
Gostei muito da dica do livro, que não conhecia...pra mim também não há nada mais relaxante do que uma cozinha depois de um longo dia de trabalho! Sua receita pareceu-me bem gostosa, acho que fez sucesso...
Deixo um abraço e obrigado pela indicação!

Isis disse...

Maria Lúcia...
A Rita Lobo eu conheço a muito tempo, se não me engano ela também trabalhou na MTV.
Então... foi ela quem fez o prefácio do livro Julie e Julia (o que eu lí,que é baseado no blog e inspirou o roteiro do filme).

Acredito que a mesa em torno da qual as pessoas se juntam para comer é um teste de união, de laços verdadeiros e o que voce come fala muito de quem voce é.
Também acredito que o próprio corpo "pede" o que precisa.No momento estou sentindo muita vontade de comer comidas ricas em potássio.
Achei muito boa essa dica de livro.
O assunto que vc toca neste post rende muita conversa. Dá um livro....rsrsr
Beijos...

Unknown disse...

Oi Maria Lúcia,
que receita prática e deliciosa, essa está anotada. Ainda não tinha ouvido falar desse livro e nem da Rita Lobo. E concordo plenamente com você, uma ótima maneira de desestressar é ir pra cozinha e fazer algo bem gostoso para família e/ou amigos. Em algumas reuniões de minha família em Minas era muito gostoso, o pessoal chegava pro almoço, depois a mulherada se juntava para fazer bolos, biscoitos, quitandas em geral. A minha mãe faz uma rosquinha que não conheço igual, muitos já tentaram aprender com ela, mas não fica igual, só ela faz. É muito bom!
Beijos!!!

Izabel Biali disse...

Maria Lucia,

Tudo bem?

Visitando seu blog, me deliciei com este prato. Pelo jeito e rápido e gostoso.
Obrigada pela visita,
Beijo,
Izabel

Maria Célia disse...

Olá Maria Lúcia
Este seu prato tá com uma cara boa, além de ser muito prático fazer. Pra quem cozinha de segunda a domingo, como eu, vivo à procura de pratos fáceis e saborosos.
Um abraço
Maria Célia

Míriam Corrêa disse...

parece ser delicioso mesmo. Vou correndo mandar o marido comprar...rsrs
bjs bjs bjs

Priscila Ferreira disse...

Adorei!!!!
Se esta receita super simples já parece maravilhosa, fiquei imaginando as outras excelentes opções que tem no livro!
Lá em casa não temos o costume de jantar comida, é só um lanche que cada um faz no horário que acha melhor.. Mas qdo viajo com o namorado, a gente sempre bola uns cardápios diferentes para aproveitar e saborear juntos!! É ótimo!!
Bjuuu
Pri

none disse...

E isso amiga,nada como a gente fazer aquilo que gosta.Achei o maximo voçê ter comprado o livro...olha só como esta contente...isso não tem preço.
Beijos
Deusa
vasinhos coloridos

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Deusa! Não consigo deixar recado em seu blog. Veja o que está acontecendo, tá?
Beijos.

Sônia Maria disse...

Olá, Maria Lucia!
Huuuuuummmmmmm!!!! Me pareceu uma delícia. Qualquer dia desses faço aqui em casa.
Gosto muito de fazer uma comidinha para a família. Fazer comida pra mim é como fazer carinho. É um ato de amor. Nada melhor que reunir a família em torno de uma mesa.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Simone disse...

Oiê Amiga...
Nossa, já engordei uns 5 quilos só olhando e passando vontade de comer todos os pratos que você fez e postou aqui. Aquela torta de frango, me deu água na boca. HUUMMM
E esse seu útlimo post, me ajudou mtooooo, sabe pq? Pq nem pra ferver água eu sirvo, não sou mto boa na cozinha, apenas faço coisas doces, nas salgadas eu sou uma negação. hehehe
E com a sua receita super rápida vou tentar fazer no domingão, vou tirar fotos e correr aqui pra te contar como ficou, mto obrigada!
Será que se adicionar couve refogado na mistura fica bom?
E a salada não pode estar temperada, né?
Bjos e tenha um lindoa dia, iluminado por Deus!

Biula disse...

Oi, Maria Lúcia!

Também gosto de cozinhar, mas todo dia encarar o fogão não acho assim tããoo relax, rs

Comer juntos acho que pressupõe intimidade e confiança.

Beijocas,

Simplesmente Luísa disse...

hummmm... gostei ein!

Marianna disse...

Olá querida,
Amei essa receita. Vou logo fazer aqui em casa. Adoro receitas assim, práticas e rápidas. Ótimas para o nosso dia a dia. um beijo grande

Biula disse...

Oi, Maria Lúcia, boa noite!

Ah, obrigada pelo carinho, o Pedro está mais agitado que o habitual dele, ele sabe que há problemas com os olhinhos.
Tb detectamos uma deficiência hormonal, pode haver ligação entre as duas coisas, segundo o que nos disseram.
Estamos no aguardo da liberação do plano de saúde, e procurando um endopediatra bem bom para acompanhar o Pedro pelos próximos muitos anos.
Confiamos no amor de Jesus, Ele já nos salvou em outros momentos e estará lá guiando a mão do médico, eu creio!

Menina, eu vi esse filme há muito tempo, vi em VHS em casa, não no cinema. Na época até achei meio doido, deveria rever agora, mais (bem mais)velha e cozinheira amadora, rs
Mas é sim um grande prazer cozinhar e servir a comida e ver as pessoas se deliciando com o que servimos, não apenas comendo para matar a fome mas curtindo o ritual, por aí. Ih, viajei...

Querida, obrigada pela visita e pelo carinho com o Pedro, fica na paz.

Beijocas,

Artes D ♥ disse...

Bom dia Maria Lucia, que lindos pratos e imagino saborosos!

Aqui, nós tb achamos, que o estar juntos está cada vez mais difícil nas familias. Algo que devemos preservar, pelo menos uma ou duas refeições, este "estar juntos", faz muita diferença.

O, " em volta da mesa", as pessoas se soltam, são o que são, as conversas são boas, falamos do que vivenciamos, não é?

Estar juntos à mesa é muito mais que comunhão, é o repartir! Como Jesus fazia!
Abraços Rose

Unknown disse...

Oi Maria Lúcia,concordo com você,eu penso que comer junto promove comunhão,reforça os laços,de família ou de amizade.Vem a hora e não demora em que teremos este momento maravilhoso de comunhão com Jesus.Maranata!
Querida,te desejo um maravilhoso final de semana,beijo.

Cibele Leite disse...

Que receita ótima, e parece ser fácil, adoreiii
Meu filho tem 06 anos e sempre falo da importância de sentarmos a mesa e fazermos a refeição juntos, acho um momento único da família..