domingo, 22 de agosto de 2010

O Poder das Refeições em Família

Olá gente querida que sempre passa por aqui! Que bom nos encontrarmos de novo!
Que delícia uma mesa assim para a nossa família, hein!

O ano de 2010 está sendo um presente de Deus para minha família no que toca a tempo de qualidade para nos relacionarmos e nos amarmos.
Amamos receber os nossos amigos, temos alegria na hospitalidade, mas precisamos de equilíbrio, pois nos últimos anos estivemos tão ocupados, recebendo pessoas em nossa casa, que estávamos tendo pouco tempo de qualidade para nós mesmos. Este ano está sendo diferente; estamos priorizando nossa comunhão, estreitando os nossos laços e nos fortalecendo como família. Estamos fortalecendo os nossos muros de proteção, construindo o nosso castelo particular, porque cada família precisa disso, para estar protegida, não ficando suscetível a situações desagradáveis com pessoas que recebem em casa. Precisamos da sabedoria de Deus, para saber quem estamos recebendo em nossa casa, pois a hospitalidade é uma benção e não podemos perdê-la de vista.
Não sei se me entendem, mas como é bom termos períodos exclusivos, reservados, só para a nossa família, a quem devemos amar primeiro!
Eu agradeço a Deus, que está sempre nos dando uma nova oportunidade!

Além de almoçarmos juntos, instituímos o jantar( uma refeição por volta das 18:30 hs, não necessariamente composta de arroz, feijão, salada, etc) , com cardápios especiais aos domingos, sextas e quartas. Observamos que os jantares são ainda mais agradáveis do que os almoços porque não temos a pressão do relógio. Domingo à noite o cardápio oficial é Pizza. Inspirei-me na Biula e estamos praticando regularmente desde o dia 26 de junho. Perdi as fotos, mas farei novas, tá?
Aqui, alguns dos nossos cardápios especiais...

Filé de peito de frango grelhado, com fritas,cebola e queijo.
Eu tenho esta chapa de pedra, que aqueço na chama do fogão, depois coloco o frango já grelhado ou picanha ou contra filé, a cebola, a batata e o queijo ralado. A seguir levo ao forno até o queijo derreter-se. E voilá! Está pronto para ser saboreado! Huuuuuuuummmmmmmmmm... fiz este prato para uma sexta-feira à noite. Clique nas fotos para ampliar.
Couve flor assada com molho branco.
A couve flor já cozida "al dente" é colocada na forma refratária regada com azeite e bastante cebola de cabeça...Cobre-se a couve com o molho branco, feito com requeijão cremoso e por fim o queijo mussarela ralado e orégano; leve ao forno e espere a cebola ficar no ponto. Dá pra controlar pela transparência do refratário.
Quibe Árabe:
Esta receita eu fiz pela primeira vez; leva muitas ervas aromáticas, inclusive canela! Leva cravo da índia, noz moscada e etc. Se vocês quiserem, posso publicar a receita, ok? É o melhor quibe que já comi em toda a minha vida! Maravilhoso!
Com um pãozinho sírio, também feito em casa, cai super bem!
Frango à minha moda:
Grelho bem o frango em cubinhos e a seguir adiciono cebola fatiada crua, palmito, pimentão verde e vermelho, cogumelos, milho verde. Fica maravilhoso!
Torta de Frango: Super fácil, que aprendi com a Vice, do blog Alquimia da Cozinha da Vice. O blog dela é maravilhoso, receitas deliciosas e práticas; sempre estou testando alguma.
A massa desta torta é feita com 1 kg de farinha de trigo, 500 g de margarina e 300 ml de guaraná diet... só isto!No recheio coloco molho de frango e requeijão catupiry; a vantagem deste prato é que pode ser pré-assado e guardado no freezer para terminar de assar no dia em que for servir.
Hamburguer do livro "A Conversa Chegou na Cozinha", da Rita Lobo, que já mostrei AQUI.
Nada como comer um sanduiche com um hamburguer, que sabemos como foi feito e do que é composto, pois já li horrores sobre os hamburgueres comprados prontos. Se quiserem,posso publicar a receita.
Frango na moranga:Aquela receita tradicional em que se coloca o frango em um molho branco com requeijão cremoso.

Brigadeiro da Rita Lobo: Uma receita maravilhosa; mais demorada, porém vale a pena cada minuto gasto! Rsrsrs.
E aqui docinhos encomendados para tornar o jantar mais especial... só de veeeeeeeeez em quando, tá, gente!Hahahahahahaha...

E aqui um maravilhoso vídeo da Lya Luft, produzido pela Knorr, sobre a importância das refeições em família.É imperdível! Veja e depois mostre para a família. Maravilhoso!
E você? Como programa as refeições em família? Conte para gente, para aprimorarmos nossa rotina, assim como a Biula fez comigo. Vamos nos inspirar mutuamente!
Beijos. Desejo-lhes uma semana repleta de agradáveis refeições em família!

"Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente". I Timóteo 5:8.

37 comentários:

Rosana Sperotto disse...

Ana, bom dia! Encantei-me com as palavras animadas da Lya Luft. Não conhecia a peça publicitária, quase não assisto TV. Adorei o post, as receitas e a proposta. Que o domingo seja recheado de gostosas refeições em família! Beijo

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Maria Lucia

Quanto capricho nas tuas receitas, hum...
aos fins de semana meu marido gosta de todos reunidos, desde a hora de preparar a refeição, o que deixa os filhos meio contrariados, as vezes querendo estar no computador, mas é um momento pra gente ficar juntos.
Depois que o filho foi morar fora ficamos ´so eu o marido e a filha, que chega do colégio perto da uma hora e estamos almoçando só eu o o marido, e ela depois.
Todos juntos é bem melhor, mas sempre que dá estamos unidos, pois é mais do que um momento de matar a fome...é um momento de compartilhar...

bjus amiga

DeCoração com Fatinha Estrela disse...

Nossaaaaaaaa quantas coisinhas gostosa e ainda mais pra partilhar em família. Parabéns e que Jesus continue sempre presente na sua linda família abençoando e unindo cada vez mais . Bjssssssss e um domingo muito feliz.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Maria Lúcia

Enquanto estava por aí, vc estva por aqui...em sintonia!!!!

bjus

ale disse...

Bom dia!
Maria Lúcia, estou assistindo e, claro, participando do culto online da Batista da Lagoinha, que fica aí pertinho de você! rs Enquanto está começando, resolvi te visitar.
Este post está espetacular! Aqui em casa temos os mesmos valores e preceitos que você citou. O nosso período de "estreitar os laços" com certeza foi quando moramos em Portugal. Sabe, foi um tempo muito diferente: estávamos longe de todas as possíveis distrações do dia-a-dia ( quero dizer, aquelas atividades e relacionamentos que fazemos e temos simplesmente pq estamos acostumados a ter/fazer!). De lá pra cá valorizamos muito os momentos em família, incluindo o das refeições.
O momentos de refeições e até os de preparo das refeições, são muito especiais. São momentos de conversa, troca de carinho, ajuda mútua, valorização do trabalho um do outro, etc.
Temos programado fazer um jantar especial por semana. Especial porque faríamos uma espécie de "Bar Barakah" (Bar Mitzvah Cristão). Não a cerimônia propriamente dita, mas a transmissão da bênção "semanal" digamos assim. Afinal,a bênção é um costume estabelecido por Deus e destinado a funcionar em todas as famílias da terra.
Seria um jantar especial para o filho, incluindo liberações de prosperidade e valorização de suas características e expressão de amor e aceitação. Faz tempo que estamos programando, mas admito que ainda não conseguimos.
Mas, vamos conseguir!
Por enquanto os almoços de domingo é que estão incluindo maior participação de todos (no preparo dos alimentos e do ambiente).
Aquiem casa, não fazemos o tradicional arroz e feijão todos os dias. Principalmente no jantar. Fazemos um prato que agrade a todos, como os que você sugeriu. Ás vezes também compramos umas coisinhas gostosas na padaria e nos reunimos para jantar em casa.
E é assim, a comida é sempre uma boa "desculpa" para nossas reuniõezinhas! rs

Maria Lúcia, comecei a escrever este comentário hj pela manhã (10:00) tive que parar na metade, pois meu marido precisou do computador e estou terminando agora (12:00). Acabei de ver seu comentário.

Vou divulgar seu post lá no Twitter. Também vou mostrar ao meu marido. Parabéns pelo post!

Bjocas e uma semana abençoada!
Ale

ale disse...

Que gracinha de vídeo!
Eu não conhecia! Boa descoberta!

Bjs
Ale

Unknown disse...

Oi Maria Lúcia,
concordo com vc, sempre é necessário haver um tempo para a família, marido e eu sempre nos encontramos com amigos, mas há dias que são nossos! Normalmente não jantamos, quando resolvemos comer algo diferente saímos para comer batata frita (momento engorda, rsrsrs...), um sanduíche, etc, em nosso almoço, às vezes, faço algo que sei que ele gosta e há dias que ele de uma maneira muito carinhosa se dispõe a fazer o almoço para dar-me um descanso, houve uma época em que almoçávamos a frente da tv, atualmente estamos almoçando à mesa e tendo esse momento família, o que é muito bom!

Muito legal o assunto desse post e adorei o vídeo, ainda não tinha visto!

Beijos!!!

Unknown disse...

Que delícia reencontrar essa sintônia , felicidades pra vocês !!

bom domingo

Cissa Branco disse...

Maria Lúcia,

Valorizamos muito nossos momentos juntos. No almoço, sempre comemos a mesa, e no preparo ficamos todos juntos também. O almoço sou eu ou o Mestre Branco e azul quem faz, às terças e quintas, enquanto faço o almoço ajudo o filho nas tarefas. Nunca tem um cadápio muito elaborado, pois temos pouco tempo de intervalo, então temos sempre feijão cozido, o arroz fazemos na panela elétrica e podemos nos ater aos complementos.
Tenho sempre legumes congelados, o que permite dar uma encrementada em alguns pratos. Como sou diabética, as porções são controladas para todos, uma dieta meio que a força e para isso temos algumas regras, evitamos frituras, arroz e macarraão que não sejam integrais, e nunca são preparados no mesmo dia, além disso, alguns alimentos não fazem parte do nosso dia-a-dia, como batata e mandioca.
No jantar, sempre estamos juntos, mas com uma alimentação mais leve, e mesmo quando temos que fazer a refeição sozinhos, eu e o filho, ou o pai e ele, sempre fazemos a mesa, sem barulho e conversando sobre coisas legais.
Uma coisa legal que instituimos por aqui é o seguinte, depois das refeições e da sobremesa (que não falta nunca, nem que seja gelatina diet ou uma fruta, que eu adoro, senão não me controlo durante o resto do dia)filho saí da mesa e ficamos eu e o maridão, daí é nossa hora de saborearmos um cafézinho ou um chá e colocar a conversa em dia.
Beijos

Maria Célia disse...

Olá Maria Lúcia,êta blog delicioso de visitar, só coisas boas, tanto para o corpo físico, o prazer de saborear e testar suas receitas, e também o lado espiritual que nos enche de alegria e esperança.
Aqui na minha casa, não temos o hábito de jantar em família, porque minhas filhas e meu marido, fazem faculdade à noite, e saem mais cedo. No entanto, procuro caprichar no almoço quando estamos todos reunidos,devido a compromissos de trabalho nem sempre isto é possível.
Beijo!

Vicentina disse...

Realmente as refeições em família tem grande poder principalmente de união, participação e carinho.
Durante a semana almoçamos eu e marido as vezes a Mere tbm, mas no domingo faço questão que venham os filhos, noras, genro e netos.
Hoje mesmo foi assim, todos em volta da mesa conversando animadamente as crianças participando isto não tem o que pague.
São 19:00 hs e eles saíram daqui agora a pouco, foi muito bom o dia de hoje, todos unidos.
Olha adorei seu capricho com seus pratos e fiquei muito feliz que gostou da receita da massa de torta ela realmente é muito prática, e obrigada pelo carinho com meu blog.
Amei o video.
Grande beijo

Beth disse...

Oi Lúcia.
Gostei muito dessa postagem pois sei a importância da relação familiar e o seu papel na sociedade.O vídeo é lindinho e as suas dicas de receitas muito úteis.Todas parecem deliciosas!!
Aqui em casa durante a semana os horários se desencontram mais o domingo é nosso dia de estarmos juntos.Além disso sempre que podemos(e não são poucas as vezes,rs,rs) arranjamos uma "desculpa" para "comemorarmos" juntos.
O Senhor conceda uma semana abençoada para você e sua família,
Bjs.

Renata disse...

Que vídeo mais lindo, adorei!

E nas suas receitas, e nos pratos preparados a gente pode sentir o amor que voce coloca na refeição que serve à sua família e seus amigos, deu gosto de ver!

Também tenho um compromisso muito atento em almoçar junto com toda a minha família aos sábados,e são momentos cheios de ternura, onde podemos através do alimento, nos aproximarmos e nos sentirmos verdadeiramente queridos!

Muito boa postagem,
Boa noite, um abraço!

Carla disse...

Olá Maria Lucia!!!!
Que linda postagem,cheia de inspiração e verdade,gostei muito do video.
Em minha casa valorizamos muito os momentos nos quais podemos fazer uma das refeições juntos,meu marido é muito participativo em tudo, comidinha caseira sempre, muita conversa com as filhas e uma mesa bem gostosinha e bonita que todos merecem!!!!
Beijos e muito obrigado por compartilhar tão linda postagem.

Uma linda semana,
Carla

Biula disse...

Maria Lúcia querida,

Obrigada por tanta gentileza, viu?

Bem, nos reunirmos para compartilhar o alimento é um costume ancestral, e convidar alguém para a refeição significa apreço por essa pessoa, não convidamos um inimigo para jantar conosco, então a hora da refeição é tb um encontro, uma reunião mesmo.

Na minha casa de criança havia horários rígidos, os tempos eram outros, mas é de lá que trago meu modo de servir como dona de casa, eu cozinho e gosto disso, aprendi com minha mãe, uma excelente cozinheira.

Mas hoje os horários são muito doidos, marido trabalha longe, impossível vir almoçar, come na rua. O filho mais velho tb tem horários muito irregulares, faculdade, curso, saídas e tals, não se encaixa no horário do Pedro, que é de criança em pré-escola, mais convencional.
Os horários de janta são meio birutas, depende da hora que marido chega, etc, mas no geral é um pouco mais tarde. Duas vezes por semana eu trabalho à noite e chego muito tarde, eles jantam sem mim.

Sábados e domingos nunca jantamos, hábito que trouxe da casa dos meus pais, nesses dias há um lanche noturno sempre caprichado, ontem por exemplo, comemos fondue de queijo (vende pronto, da Polenghi) e Pedro comeu tb xburgão,rs

A pizza de domingo à noite surgiu meio por acaso e muito em função do meu marido preferir ir à igreja à noite. Com exceção do Pedro, não comemos nada depois do almoço (jejum eucarístico) até voltarmos da igreja, isso lá por volta de 8:40, aí um lanche rápido de preparar e do agrado de todos foi a pizza, acabou tornando-se um hábito, é a única refeição de nós 4 juntos na semana que não falha.

Eu e marido somos bons garfos, eu apenas não como carne vermelha, adoro peixe. Aqui em casa infelizmente fazemos muita fritura, bife é todo dia, linguiça eles adoram, hamburguer, batata frita, um horror, rs
Eu aqui represento os pratos saudáveis, sou a natureba, mas os homens aqui, ih, High Colesterol Total...

Gostei muito da sua observação sobre a necessidade de preservar os rituais da nossa igreja doméstica, muito importante isso.

Desculpe o testamento, beijocas,

Biula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Biula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Biula disse...

Opa, apaguei pq meu comentário saiu 3x, desculpe.

RENATA REIS disse...

OI AMIGA, COMO TRABALHO POR SEIS HORAS SEGUIDAS E EM PERIODOS ALTERNADOS MENSALMENTE, DEIXO JA CONGELADO O FEIJAO PRA SEMANA, SE TRABALHO A TARDE É NOS ALMOÇOS QUE NOS ENCONTRAMOS E VICE VERSA, DURANTE A SEMANA É BASICO, SALADAS ARROZ , FEIJÃO,ADORO PEIXE ,NÃO SOU MUITO FÃ DE BIFES ENTÃO FAÇO CARNE COZIDA OU ASSADA. NA SEXTA FEIRA E NO SABADO A NOITE SÃO JANTARES ESPECIAS, PIZZAS, LANCHES....BEIJOS!!!!

Chris e Dwan/Acre disse...

Oie amiga amada !!!
Seu cardápio nos deixou com água na boca.Quantas delícias !!!
A proposta é linda !!!
Em casa a pizza no sábado não pode faltar.Domingo também jantamos juntos,mas durante a semana não dá porque Dwan tem faculdade a noite e o meu filho mais velho raramente está em casa cedo.
Obrigada por ser inspiração certa para todas nós.
Beijo carinhoso de suas amigas do Acre

Anônimo disse...

Que benção esse post....Há um tempo atrás eu tive revelação dessa palavra,vi o quanto Deus se alegra com a família unida, o quanto temos que fortalecer os laços...e as refeições em família são uma forma agradável e saborosa de reforçar os laços, creio em algo sobrenatural quando todos se sentam á mesa para as refeições...
Abraços
Lena.

Rosana Remor disse...

Aqui em casa as refeições em família são sagradas!!!Amei tudo!!BJS!!

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Lena! Obrigada pelo carinho de suas visitas!
Beijo grande!

✿MIUÍKA✿ disse...

Querida amiga,adorei essa forma de gerires a tua casa e o prazer de estar á mesa em família,com pratos tão sedutores como os que aí apresentas,é muito bom para estreitares os laços familiares,os amigos "nem sempre,nem nunca",tem que ser bem doseado,para não perderes a privacidade.
Uma boa semana e um grande beijinho da amiga...Miuíka

Helena Garcia disse...

OIeeeee, minha amiga querida!

Em tudo por aqui vejo a mulher sábia e virtuosa que edifica sua casa!
Realmente, amada, as refeições são horas sagradas em família, mas no mrio da semana raramente comemos todos juntos, marido trabalha longe e não almoça em casa, eu tamb´´em, filho faz faculdade em tempo integral (fa Engenharia Mecânica no CEFET ) e almoça por la, e a filhota trabalh longe e almoça no local de trabalho e depois vai direto pra faculdade, enfim, só sobra o fim de semana do qual não abro mão de estarmos reunidos ao redor da mesa e é nesse momento que estreitamos nossos laços de amor, onde compartilhamos de papos gostoso e afetuosos, de boas risadas e de muito amor!
Adoro caprichar na arrumação da mesa, procuro combinar a toalha de mesa com a louça, gosto de por flores na mesa ou um enfeitinho qualquer...e como já sei o gosto dos filhotes e do marido, é nesses dias que procuro agradá-los fazendo aquilo que eles mais gostam !
NO sábado a noite sempre tem pizza no cardápio e se estamos na praia o cardápio do almoço de domingo é sempre um churrasquinho ,mas se estamos aqui em Curitiba o cardápio é pra agradar a eles feito pela mamãe...com muito carinho!!!
Ah,e não pode faltar a sobremesa, adoro inventar um doce !!!
Um beijão e uma ótima semana na doce presença de Jesus!!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi amiga..voltei e li os cometários... tudo muito gostoso, saber que tem famílias tão conscientes de que a união é fundamental!!!

bjus no coração

Marta Alica disse...

Oi querida,
1º vez que fuço o seu blog, e adorei!
Eu não tenho filhos então é só eu e meu marido e como faz pouco tempo que nos mudamos sempre jantamos os dois sozinhos..
Mas esse período tem sido muito bom para estreitar os nossos laços e amamos jantar no silêncio, sem tv, sem telefone... rs..
Com certeza levarei isso se tivermos filhos..rs..
beijoss

Cibele Leite disse...

Amiga que delícia essas receitas..

As refeições em casa nos reunimos só aos finais de semana, durante a semana devido ao trabalho, cada um almoça fora, tomamos café todos os dias juntos, e aos fins de semana nos reunimos e fazemos a refeição, como é bom estar em família, acho esse momento muito importante!

Beijokas

Priscila Ferreira disse...

Maria Lucia!!
Ai amei este post... Realmente hoje em dia com a correria de trabalho, estudo fica bem difícil conseguir reunir todo mundo né? Lá em casa sempre almoçamos todos juntos no final de semana sem horário pra podermos conversar e rir bastante! Isso ajuda a aliviar os pensamentos e reforça as energias!
Adorei as receitas!!!
Bjuu
Pri

Lídia Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lídia Lima disse...

Oii Maria Lúcia! que post bonito e gostoso hein? hum... eu quero!
acho importantíssimo as refeições em família, ainda não temos filhos mas já fico imaginando como será.
bjim pra vc
Té mais.

Andressa Bragança disse...

aaa malvada, malvada, malvada!!!
que maldade colocar essas fotinhos ai justo quanto estou com fominhaaa!!!
*rsss

Bjjjoooooo

Lívia disse...

Parabéns pelo blog! Fiz uma longa visita passeando por vários posts.Acrescenta e edifica, vindo de uma mulher versátil como você, só podemos esperar coisa boa!rs
abraços.

Anônimo disse...

Nossa quanta coisa gostosa viu é de dar agua na boca.Mas gostaria de deixar aqui uma experiência que estamos tendo a mais de um ano na hora das refeições. Sempre fomos uma família grata por tudo que o SENHOR JESUS nos faz participantes nesta terra príncipalmente o pão de cada dia e também temos o hábito de fazer as refeições desde o café da manhã até o jantar todos os dias juntos graças a Deus somente quando realmente tem um motivo muito sério ou um compromisso do meu esposo no trabalho até mais tarde. Este ano nossa filha se encontra estudando em outra cidade mas sempre que vamos lá ou ela está aqui estamos juntos é um deleite é nessa hora que compartilhamos,brincamos e até nos corrigimos para aperfeiçoar nosso caractér mas o que eu gostaria de deixar aqui registrado foi o que aprendemos em uma viagem de férias no mês de Janeiro de 2008 quando O SENHOR JESUS NOS ENSINOU QUE DEVERIAMOS NA HORA DAS REFEIÇÕES ABAIXAR NOSSAS CABEÇAS E EM SINAL DE REVERÊNCIA A ELE AGRADECER O PÃO QUE ELE NOS TEM DADO A CADA DIA gente pode parecer uma coisa muito simples mas para nossa família foi maravilhoso a sensação é maravilhosa demais quando nos rendemos a vontade de DEUS ai ELE nos da a benção de ceiar com ELE como eu disse sempre fomos gratos ao NOSSO BONDOSO E MARAVILHOSO SENHOR JESUS mas ELE habita em meio a simplicidade e a humildade e tem prazer em exercer sua misericórdia obrigada por deixar aqui meu testemunho e que DEUS abençoe a todos. Um beijo da comadre rssss...

Unknown disse...

Liondona... eu quero a receita do brigadeiro!!!! Deve ser mto bom... aliás, quero a receita de tds as guloseimas... menos a da couve flor e do frango a sua moda! rsrsrs
A cara é ótima, mas não gosto dos ingredientes... rsrsr
Amu vc....

armalu,blogspot.com disse...

São sempre umvalsamo para as grandes dores, família, é sempre o sal de uma vida. bj

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Lívia!!! Que bom te ver aqui, querida!
Beijocas.