segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Almofadas Coloridas - Faça as suas!

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza; socorro bem presente na hora da angústia".
Salmo 46:1

Queridas amigas que passam por aqui, sejam muito bem-vindas! Hoje vou mostrar as almofadas que fiz para a minha sala, um dos meus primeiros trabalhos com costura!!!

Sempre quis aprender a costurar, mas nunca surgia uma oportunidade. Queria aprender para saber resolver pequenas necessidades domésticas do dia-a-dia, como refazer a costura de uma roupa, fazer a bainha de uma calça jeans. Tudo isso é muito complicado para quem não sabe costurar; é preciso encontrar uma boa costureira, agendar um horário, gastar um tempo grande no deslocamento para levar, depois buscar, e às vezes voltar porque não ficou bom...

Minhas amigas na faculdade não entendiam; achavam que uma médica não pode costurar...visão curta de um povo colonizado, onde só os escravos trabalhavam, carregavam as sacolas, cuidavam dos bebês de suas senhoras, enfim faziam todo o trabalho manual. E já está mais do que provado o efeito terapêutico das atividades manuais, além de ser um trabalho muito digno, como qualquer outro.

Nos países desenvolvidos, independentemente da profissão, as pessoas aprendem a fazer o que querem e isso não é visto como algo estranho; por exemplo, na Europa muitos fazem inclusive o seu próprio barco, sem nenhuma depreciação do valor da pessoa; é natural como deveria ser aqui também, mas estamos progredindo e ainda chegaremos lá.

Bom, depois que criei este blog, vendo os artesanatos lindos de tantas artistas costureiras, minha motivação para aprender a habilidade, aumentou muito e se tornou uma urgência...rrsrs, pois não estava me contendo ao ver tantas coisas fofas e não poder fazer nenhuma! Então fui à luta; em outubro comprei uma Singer Facilita 18 pontos, deliciosa de se manusear, e começei um curso de costura; depois vou mostrar a máquina pra vocês! Eu nunca tinha me assentado, antes, em uma máquina de costura, diga-se de passagem...rsrsrs; pra dizer a verdade, eu tinha medo de encostar em uma e ela sair costurando tudo pela frente...rsrsrs.!

Aprender a costurar está sendo uma experiência maravilhosa e desafiadora. Por enquanto só quero fazer meus artesanatos; não tive vontade ainda de fazer roupa... mas vou levando sem stress, apesar do tempo escasso para praticar...4 horas por semana, o tempo de duração da minha aula, mas é melhor do que nada. Quem tem muito tempo disponível, acaba não fazendo nada, não é mesmo?


Estas almofadas foram feitas com chita e oxford, dois tecidos super baratos. O oxford é muito resistente e prático para lavar e passar.
Fiz esses detalhes pela primeira vez e sozinha. A professora entrou de férias e só retorna em fevereiro, e eu queria muito almofadas novas para a entrada do novo ano. Tentei e deu certo; fiquei super feliz.
Achei que os detalhes tornaram as almofadas mais bonitas. E você? O que achou?
Três no sofá de dois assentos...

...E quatro no sofá de três lugares.
A parte interna é uma almofada de revestimento branco em algodãozinho. Farei mais alguns jogos de capas para variar; assim as almofadas estarão sempre limpas e a sala com novidades!
Beijos. Até breve, se Deus quiser!

27 comentários:

ale disse...

Querida Maria Lúcia, não acreditei neste post!!!!
Que lindíssimas as suas almofadas!!!!
Parabéns!
Fala a verdade, este post foi em "homenagem/incentivo" à mim!
Me identifiquei com a sua reflexão, pois acabei me preparando para o mercado de trabalho e não tive tempo/incentivo para o artesanato em geral.
Hoje sou mãe e dona-de-casa, entre outras coisinhas....e estou tentando ser a mulher de "Provérbios".
Obrigada pelo incentivo (a máquina ai demorar um pouquinho$$$$$).

PS: Pode vir almoçar aqui si, será um prazer! hahaha

Bjocas,
Ale

Cibele Leite disse...

Maria Lúcia amei a amarela de chita, está de muito bom gosto, todas...
Eu tbm sempre procurei a aprender de tudo para minha formatura da faculdade eu estava desempregada e comecei a fazer artesantos para vender, e não é que deu certo, agora só faço para mim, quem sabe um dia a lojinha chega rsrsrs

Beijão

Isis disse...

Oi Maria Lúcia.
Na primeira já sai esse capricho? Puxa, voce leva jeito mesmo.
Ficaram lindas!
Aquí a chita não é o tecido mais barato viu?
Eu adoro o colorido bem brasileiro da chita.
Beijos...

Paula Oliveira disse...

Que lindo, lindo, lindo! Adorei, Maria Lúcia, vc está de parabéns!
E olha só, eu tenho a sorte de ter uma mãe costureira! Sempre quis aprender a costurar. Só que a máquina dela é uma máquina industrial e eu morro de medo de costurar o dedo lá! hahaha
Mas um dia eu vou dominar meu medo!
Você fez almofadas lindíssimas! Acho lindas as cores e flores das chitas, ficam lindas em almofadas.
Concordo com o que vc falou sobre a importância das atividades manuais. Realmente muitas pessoas não valorizam esse tipo de trabalho, o que é um grande erro.

Poxa, eu admiro muito a sua diversidade de habilidades! É isso aí, eu também sou assim, me interesso por muitas coisas. Só me falta mesmo atitude pra começar a praticar, porque como vc disse, quanto mais tempo livre a gente tem, menos coisas a gente faz... Agora quando concluir a faculdade, vou procurar preencher todinho meu tempo com coisas úteis e também gostosas de se fazer!

Tenha uma semana maravilhosa!

Grande beijo!

Paula

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Maria Lúcia

Uhu!!! parabéns!!!
para uma iniciente está incrível mesmo!!!
Cheguei da praia ontem e volto sexta novamente. Trouxe 3 almofadas pra recapar mas não sei como vou me virar com o fecho...
Tenho muitos serviços pra fazer já que estva fora desde o natal, mas ianda queria me virar com as almofadas,estou com saudades da maquina. Também queto fazer essas pequenas coisas simples. O que mais detesto da minha costureira é que ela marca pra pegar a encomenda e quando chego lá ela diz que esqueceu ou não deu tempo, e só atende durante a tarde. Fica a bob aqui pra la´ e pra cá. Ela também nunca atende o celular, então não adiante ligar antes.
Os detalhes em relevo das almofadas ficaram lindos!!!
e adoro a alegria das chitas.

bjus amiga
ana maria

Laura disse...

Ficaram lindas as suas almofadas! E ter diversas capas é sinal de ter decoração nova sempre. Parabéns.

ale disse...

Posso levar suas almofadas pra casa?hahaha
Levei-as pro meu blog, espero que não se importe!
Bjocas,
Ale

Cibele Leite disse...

Maria Lucia não se preocupe não coloque qdo vc puder, tá!?
Fiz uma cotina para minha mãe ficou linda cheia de flores vou fotografar e mostro, mas se vc sabe fazer em toalhas é fácil fazer outros trabalhos, se precisar eu posso te ajudar, fazemos pela web, se quiser me avise,

beijos

GIL disse...

Olá Maria Lúcia, pois é resolvi aparecer, sabe como é até a gente entrar no rítmo demora um pouco....
Nossa pra quem nunca sentou na frente de uma máquina de costura vc se saiu muito bem, estão muito caprichadas suas almofadas, eu tb acho acho que quanto mais coisas a gente souber fazer, melhor para nós, pois assim economizamos tempo, energia e tb dinheiro, além de desestressar, afinal nossa vida já é bastante atribulada, não é mesmo?
E eu sempre achei que nosso tempo somos nós quem fazemos, basta ter um pouco de disciplina que a gente consegue fazer tudo o que queremos.
Bjs. e até mais....

Jussara disse...

OLA MARIA LUCIA,TDO BEM?
QUE LINDAS SUAS ALMOFADAS PARABÉNS FEZ UM BELO TRABALHO,VC ME PERGUNTOU SOBRRE AS UVAS ,OLHA ONDE MORO O CLIMA É BEM QUENTE,ESTA É DA ESPÉCIE RUBI E TEM Q SER PLANTADA ASSIM EM PARREIRA,PQ TEM AS ESPECIES QUE SAO PLANTADAS EM CERCAS.BJOS.

Priscila Ferreira disse...

Maria Lúcia!
Lindas suas almofadas! Tens certeza que nunca tinha costurado?! hehe
Além de muito bom gosto na combinação de cores, com certeza deu um up maravilhoso nos ambientes!
Parabéns pois ficaram perfeitas!!!
Bjuuu
Pri

Marianna disse...

As almofadas ficaram lindas!!!! Parabéns! Costurar é mesmo uma delícia. Continue e com certeza terá mais lindas criações para compartilhar com a gente. um beijo Mari

Unknown disse...

Parabéns Maria Lúcia!!!Suas almofadas estão lindas!!!E você está aprendendo,hein...imagine quando já tiver prática,o que vai fazer...
Vou me inspirar no detalhe da sua almofada de oxford,tah.
Que bom que gostou da dica da apostila amiga,você vai ter muito o que costurar na sua Singer.
Beijos no seu coração.

Nárriman disse...

Suas almofadas ficaram lindas!! por coincidência também fiz uma postagem sobre almofadas.
Bjs!!

Calma que estou com pressa! disse...

oi Maria Lúcia! ficou muito giro (como diz minhas amigas portuguesas) também concordo que 4 horas está ótimo - tirando bom proveito- e como tu disse - tem gente que vive no ócio , tempo de sobra e não faz nada - acho que quanto mais fizermos mais queremos aprender- o negócio é não parar- gostei de ver! aquelas costurinhas devem ser dificeis de fazer!
e o bordado com minha prima Ieda ?
bjs

Fernanda disse...

Maria Lúcia,

Suas almofadas ficaram lindas!

Abraço.

Artes D ♥ disse...

Bom dia Maria Lucia, passei aqui para lhe dizer um OI e dizer que suas almofadas estão maravilhosas!
Abraços
Rosenice

Priscila Ferreira disse...

Oi Maria Lucia!!
Pediste pra eu falar mais da minha câmera, aí lembrei que já tinha comentado vagamente sobre ela aqui:
http://descomplicandofronteiras.blogspot.com/2009/11/fotografia.html
Bjuuu
Pri

Chris e Dwan/Acre disse...

Amiga amada.
Parabéns mesmo mesmo.
Em casa só a Dwan costura.Eu ainda apanho feio da máquina.Mas não vou desistir.
Suas almofadas ficaram um espetáculo.
Doramos.
Beijos carinhosos de suas amigas do Acre.

Quinha disse...

Oi minha amiga querida!
Estou com saudades de voce,do nosso papo e do päo de queijo.
Adorei tuas almofadas e o relato sobre a viagem.Achei que voce tem futuro como costureira hehehe
Tambem tenho máquina de costura,mas está meio aposentada por falta de tempo.
Hoje passei na corrida só para dizer OIIII!!!!Outro dia venho com mais tempo para bater papo e claro,comer päo de queijo!
Beijinhos amiga...

analu disse...

Maria Lúcia! ficaram lindas tuas almofadas, cada vez me encanto mais com a tua disponibilidade de aprender, é muito bonito isto em ti, adorei teu texto. Concordo totalmente contigo, aprender não ocupa lugar, e fomos feitos para exercitar todas as capacidades que nos foram dadas pelo criador. Chuvas de paz e muito amor em tua vida e tua familía. beijocas analú

Glau disse...

Maria Lúcia, nas minhas férias aproveitei pra colocar a máquina de costura em funcionamento.. fiz várias almofadinhas pra minha casa.. até uma cortininha em patchwork eu fiz!
A gente fica tão orgulhosa só de saber que fomos nós que fizemos, né

bjos e gostei muito do seu canto!
Glau

www.blogquitandoca.blogspot.com

phaltrubi disse...

que isso heimmmmmmmmmm, amei as almofadas...que chique....ta podendo........ah criei minha conta rsrsrsrrsrsrs
bjus lena

phaltrubi disse...

ah não,,,,,,,,,, tem que dar certo rsrssrrrsrs lena.

Unknown disse...

Nossa Tuka... as almofadas ficaram muito cut-cut... eu keru tbm... rosa, claru!!!!!!
Tdu muito lindo... ainm.. . meu travesseirinho (depois t conto) fikaria lindo com uma fronha assim...
hauahauahaua! Adoro vc querida!

Anônimo disse...

Oi Maria Lúcia,

Vim aqui conhecer suas almofadas.
Ficaram lindas!!! A minha não tem detalhes...eu ainda estou engatinhando na costura. Mas as suas arrasaram.
Parabéns!!!
Beijo

dollystar disse...

Queridoca, aqui é madrugada e cá estou, curiosa para ler a postagem que deixei passar em janeiro certamente pelas visitas que tive em casa.
Quer saber? nem sabia o que era OXFORD e aqueles detalhes que vc menciona, seriam aqueles vincos?
Você amada, além da dignidade tem uma nobreza de sentimentos invejável.
Eu nunca fiz curso algum por absoluta falta de dinheiro desde sempre e o que me salva é que sou demasiadamente curiosa. Assim, cresci vendo minha avó materna, costureira profissional desde seus 13 anos, e fui assimilando os detalhes. Mamãe que sempre primou para que eu fosse uma excelente dona de casa (mas que nunca teve tempo e paciência para ensinar) é outra expert na arte de costurar, aliás, expert em tudo, crochet, tricot e bordados.
O mais interessante em teus depoimentos é o exemplo de vida transmitido pois sempre temos a impressão que pessoas graduadas, além de não terem tempo para quase nada, fogem das tarefas do quotidiano.
Está mais que provado que a "arteterapia" remove ranços, fobias além de nos proporcionar a descoberta de tantos de nossos talentos escondidos sob os encargos que o quotidiano nos impinge.
Boa semana, beijos carinhosos
Dollyzita